Internação Domiciliar
Os pacientes em internação hospitalar necessitam, devido a seu estado de saúde, de uma estrutura mais robusta encontrada nos hospitais mas, para pacientes com o quadro clinico estável, o tratamento pode ser feito em suas respectivas residências com todo o conforto e acolhimento familiar, proporcionando condições de tratamento seguras e dignas.
O tratamento em internação domiciliar é feito após uma rigorosa avaliação da equipe multiprofissional fornecida pela Alavança Saúde, onde é definido o melhor plano terapêutico para o paciente.
Nossos profissionais são selecionados criteriosamente, avaliando-se o perfil de cada um dos colaboradores para melhor se adequarem ao plano de tratamento definido para cada cliente.
Infraestrutura
Quando falamos em saúde, estamos assumindo a responsabilidade em oferecer a nossos clientes o que há de melhor e mais moderno para seu tratamento e, desta forma, a Alavança Saúde conta com:
- Serviço de remoção com ambulância UTI devidamente equipada;
- Logística para abastecimento e distribuição de materiais e medicamentos de primeira linha;
- Linha completa de equipamentos necessários para o cuidado domiciliar;
- Serviço de diagnóstico e terapêutico;
- Equipe multiprofissional especializada para cada plano terapêutico;
- SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente.
Traqueocare
Traqueocare é um segmento referenciado da Alavança Saúde e Apoio Domiciliar; consiste em um programa/conceito de cuidados com o paciente traqueostomizado visando o seu bem estar e conforto, com consequente profilaxia de complicações do traqueostoma.
Dados mostram que elevado número de doentes traqueostomizados apresentam complicações tardias tais como hemorragias, pneumonias, estenoses, fistulas traqueoesofágicas, e fístulas traqueocutâneas, todas preveníveis com cuidados adequados de manipulação do traqueostoma e com uso seletivo de cânulas específicas, aliados ao controle da pressão do balonete.
Estima-se que 54% dos traqueostomizados assistidos no domicílio possuem duas ou mais idas ao pronto socorro (FEHOSP) para atendimento relacionado à cânula ou ostoma, com elevado custo de remoção, frisando-se que 81% desses casos poderiam ser resolvidos no domicilio.
Finalidade
Gerenciamento e atendimento ao traqueostomizado prevenindo complicações e evitando as buscas desnecessárias aos serviços de urgência oferecendo conforto ao doente, segurança à família e redução de custos às operadoras de planos de saúde, seguradoras e sistemas públicos de saúde.
Beneficiário
Todo doente traqueostomizado, seja em processo de reabilitação ou definitivo, associado ou não à ventilação artificial contínua ou intermitente.
Serviços oferecidos
- Manejo do traqueostoma, após plano de atendimento especializado;
- Troca de curativo, troca periódica de cânula à beira do leito no domicílio;
- Fornecimento de cânulas e insumos, gazes medicinais e equipamentos;
- Fisioterapia e fonoaudiologia especializada;
- Central de Atendimento 24 horas;
- Acompanhamento do processo de decanulização.